Acerte o seu relógio

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O que é a deficiência sensorial


Ponto de Vista
A deficiência sensorial
Do ponto de vista científico, a deficiência sensorial se caracteriza pelo não-funcionamento (total ou parcial) de algum dos cinco sentidos. Classicamente, a surdez e a cegueira são consideradas deficiências sensoriais, mas déficits relacionados ao tato, olfato ou paladar também podem ser enquadrados em tal categoria.
Vamos agora ampliar este conceito, saindo da superfície rumo a uma reflexão um pouco mais elaborada.
Do ponto de vista prático, a deficiência sensorial se caracteriza pela incapacidade de utilizar em plenitude os sentidos de que se dispõe, independentemente de quantos sejam. Nesta perspectiva, a deficiência sensorial não constitui a falta de um dos sentidos, mas a impossibilidade de usá-los plenamente. Assim, por um lado, as pessoas que possuam os cinco sentidos, mas que não sejam capazes de colocá-los a serviço do seu próprio bem-estar, podem ser consideradas, nesta concepção mais abrangente, como "deficientes sensoriais". Por outro lado, as pessoas que possuam apenas quatro ou três dos cinco sentidos, mas que sejam capazes de aproveitá-los em favor de uma vida saudável e produtiva, não teriam nenhuma deficiência.
Podemos tomar um exemplo bastante emblemático. Helen Keller, que viveu nos EUA entre 1880 e 1968, era surda e cega desde sua tenra infância. Ela tinha apenas três órgãos sensoriais ativos, mas foi capaz de utilizar ao máximo as faculdades de que dispunha. Sempre muito observadora e atenta, Helen Keller costumava descrever com grande riqueza de detalhes os ambientes por onde passava, e, curiosamente, seus textos são repletos de referências visuais. Ela era extremamente culta, tendo se tornado mundialmente reconhecida nos campos literário e educacional. Tratava-se de uma mulher que esteve à frente de seu tempo, por ter proclamado idéias sobre inclusão e acessibilidade bastante avançadas para sua época.
Ao tomar conhecimento dos feitos desta grande escritora, você seria realmente capaz de considerar que Hellen Keller possuía alguma deficiência sensorial?
Em nosso cotidiano, nos deparamos com muitas pessoas que, de fato, são sensorialmente deficientes. São, em geral, pessoas que enxergam mas não vêem, escutam mas não ouvem, tocam mas não sentem, degustam mas não saboreiam, sentem cheiros mas não os apreciam. São pessoas que estão no mundo, mas que vivem, de certo modo, alheias ou insensíveis ao que se passa à sua volta.
Além disso, os verdadeiros deficientes sensoriais costumam utilizar seus órgãos do sentidos de uma forma um tanto desequilibrada, e isto os leva por vezes a terem uma visão meio distorcida da realidade. Neste caso, um dos sentidos se torna muito predominante e impede a utilização dos demais. Consideremos apenas um exemplo. Geralmente, o "deficiente sensorial" olha para uma pessoa desconhecida e se vale desta primeira impressão para julgá-la ou dar-lhes atributos, sem estabelecer com ela nenhum contato.
Embora haja indivíduos que sejam "deficientes sensoriais" crônicos, todos nós somos, em menor ou maior grau, acometidos por este tipo de deficiência. Nossa relação com esta anomalia não é estática. Na verdade, passamos toda a vida tentando superá-la, aprendendo a usar nossos sentidos de forma consistente e integrada.

Um comentário: