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terça-feira, 25 de outubro de 2011

Na escola em que trabalho

Na escola em que trabalho, ainda existe o enfrentamento de alguns profissionais em usar as novas tecnologias na relação de ensino e aprendizagem, o que traz grandes prejuízos para o aluno e porque não dizer, para o professor também, pois, ao negarem essa possibilidade dentro da sala de aula, estão alijando os alunos do processo de aprendizagem significativa e a si próprios de ter a possibilidade de se inserir no universo tecnológico ao qual estamos vivendo.
No meu trabalho com a Sala de Recursos Multifuncionais (SRMF) na modalidade de educação especial na escola em que trabalho costumo fazer ao máximo para promover a junção das tecnologias no processo de aprendizagem com meus alunos, uma excelente oportunidade para isso é subtrair do aluno a partir do seu cotidiano em casa, o que ele gosta mais de fazer, e em seguida aproveitar isso para que o mesmo possa trabalhar na perspectiva de suas dificuldades, numa atividade é possível trabalhar vários aspectos necessários para que o aluno possa desenvolver-se melhor, que aqui apresentarei em forma de relato de caso:
Ferdinando,13 anos, portador de síndrome asperger, tem muita resistência em socializar-se com seus amigos em sala de aula, tem grande tendência ao isolamento fala muito baixo e sem segurança para isso. Quando está na SRMF proponho atividades de pesquisa na internet relacionadas ao interesse do mesmo. Ferdinando pesquisa sempre desenhos para serem coloridos e modificados no paint brush, neste ponto permito que o aluno fique livre para pesquisar o que quiser, mas fico sempre ao lado dele para subtrair o que tenho que trabalhar com o mesmo, estimulo a descrição do desenho de forma verbal, assim como, criação de estórias a partir dos mesmos. Essa foi a forma encontrada para fazer a junção entre informática – aprendizagem - interesse pessoal do aluno, onde tenho obtido grandes avanços com o mesmo.

Um comentário:

  1. Parabéns, que bela experiência, onde todos ganham e seve de estímulo para os alunos aprenderem mais e para os nossos colegas, que ainda resistem ao uso da tecnologia na sala de aula, a ver que é um recurso que facilitará a aprendizagem de seus alunos

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